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Um dos maiores desafios de profissionais do setor comercial e de vendas é conseguir medir as conversões e saber de forma confiável como o público é impactado via contato telefônico. Hoje em dia, essa tarefa é descomplicada graças a ferramentas como o Call Tracking.

Com a expansão da tecnologia e de seus recursos, muitas pessoas tendem a pensar que ligações telefônicas não são mais uma estratégia válida de vendas. No entanto, pesquisas mostram que quanto mais a digitalização de processos aumenta, maior também é a demanda por interação e contato humanizado. Logo, o lead telefônico continua sendo uma tática vantajosa, além de gerar dados importantes para o desempenho das vendas.

Nesse sentido, como saber se suas ligações estão rendendo um bom trabalho e convertendo clientes? Continue a leitura e entenda como funciona a ferramenta e como ela monitora esses contatos de forma eficiente. Acompanhe!

O que é o Call Tracking?

O Call Tracking é uma ferramenta que realiza o rastreamento de chamadas telefônicas e mede o volume de ligações que uma empresa recebe.

Uma de suas funcionalidades mais importantes é mensurar dados importantes sobre os telefonemas — tanto os que os vendedores recebem quanto os que eles fazem (ativo ou receptivo) —, permitindo que a empresa tenha um controle maior da operação e consiga aprimorar continuamente suas estratégias de vendas.

A plataforma de Call Tracking gera um número dinâmico que será disponibilizado para os clientes em potencial nos diferentes tipos de campanha (online ou offline). Quando esse lead entrar em contato, todas as ligações são direcionadas para o número principal da empresa.

Desse modo, o profissional de vendas sabe qual é a fonte da legação e o caminho percorrido por lead, podendo retomar o contato — automaticamente, via um controle do sistema — de maneira rápida, mesmo que perca as ligações.

Além de supervisionar dados com qualidade, um programa de Call Tracking apresenta informações sobre um usuário ou instituição na tela. Esse recurso é muito útil para que o vendedor se relacione com seu cliente de forma estratégica e adote uma abordagem mais inteligente para fechar uma venda.

Quais são seus benefícios e como ele contribui para o monitoramento das ligações?

Com o Call Tracking, todos os chamados que a área comercial recebe ou faz se tornam um dado analisável, um diferencial que é imprescindível para aperfeiçoar qualquer operação nos dias de hoje.

Consequentemente, o processo de vendas é otimizado, ganhando mais controle e se tornando mais escalável. Entenda as principais vantagens desse recurso e veja como sua empresa se beneficia com o monitoramento de ligações.

Reduz custos de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é um indicador que mostra para as companhias o quanto cada lead representa em relação a todos os investimentos feitos em mídias e campanhas para expandir a atuação do negócio e captar novos contatos.

O Call Tracking permite mensurar, acompanhar e compreender com maior profundidade o desempenho das ligações feitas e recebidas pela empresa. Assim, colabora para identificar quais são as mídias que trazem maior retorno e o que torna a busca por novos leads mais produtiva e barata.

Torna as campanhas de marketing mais eficientes

Em um gancho com o tópico anterior, quanto mais informação você souber sobre o início da jornada do cliente, isto é, os primeiros estágios de contato entre sua empresa e um lead, melhor conseguirá aperfeiçoar as estratégias de comunicação e direcionar o conteúdo de modo que a conversão seja mais rápida e efetiva.

Como falamos, com o Call Tracking é possível identificar quais foram as plataformas mais acessadas e que renderam mais contatos e, assim, direcionar esforços para o lugar certo, apostando em estratégias de marketing que comprovadamente trazem maior resultado.

Fornece dados para fundamentar a tomada de decisões

No software de Call Tracking, toda ligação se torna um dado que pode ser processado e interpretado. Informações são catalogadas e sistematizadas pelo sistema. Logo, a plataforma permite consultar históricos, gerar relatórios e entender as principais demandas e os principais gargalos de todo o processo.

Com isso, os gestores e profissionais de venda têm em mãos informações qualificadas e confiáveis para basear a tomada de decisão e traçar estratégias mais seguras.

Prepara melhor o time de vendas

A partir do momento em que a empresa tem dados consolidados sobre as vendas e os contatos com os clientes, fica mais fácil entender quais abordagens e táticas apresentam um desempenho melhor. Ao mesmo tempo, a ferramenta de Call Tracking possibilita gravar, ouvir e monitorar as ligações.

Dessa forma, o gestor responsável pode observar pontos de melhora e fazer os ajustes necessários para treinar sua equipe e prepará-la para o sucesso.

Facilita a mensuração do ROI

O ROI (Retorno de Investimento) é uma das principais métricas de gestão. Todas as ações de uma empresa que envolvem custos precisam ser medidas para que ela compreenda o custo-benefício de cada iniciativa. O sistema de rastreamento de ligações mostra quais canais são bem-sucedidos e garante que o dinheiro seja investido nos locais certos para que o lucro desejado seja obtido.

Portanto, o Call Tracking viabiliza uma segmentação de mídias mais eficaz, já que a corporação consegue avaliar melhor em quais delas concentrar seus esforços e como empregar seu orçamento.

Colabora para que o atendimento seja mais rápido e eficiente

O software armazena dados e o histórico de ligações de cada cliente. Assim, quando uma pessoa entra em contato pela segunda vez, todos esses registros aparecem na tela, assegurando um atendimento fluido e estratégico — no caso de reclamações, esse recurso é muito útil para agilizar o processo e evitar que o consumidor fique irritado.

No mais, o sistema também conta com discador automático, que doa ainda mais velocidades para as legações, garantindo que a empresa não perca nenhuma oportunidade.

No mundo de hoje, os dados têm um valor inestimável, logo, é fundamental que todo negócio aprenda a trabalhar com eles e usá-los a seu favor. Nesse cenário, o Call Tracking é um sistema que transforma chamadas em uma fonte rica de informações, ajudando empresas a monitorar seu volume de contatos e as interações entre vendedores e clientes via telefone, melhorar o padrão de atendimento e otimizar seu marketing, além de outras vantagens.

Gostou de saber como funciona o Call Tracking, conhecer suas características e ver como ele faz toda a diferença para a área de vendas? Então, não perca tempo e veja o potencial dessa ferramenta. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços agora mesmo!

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