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Indispensável em praticamente todas as empresas de call center, o mailing list (ou lista de contatos) é essencial para o sucesso de suas campanhas. Listamos alguns pontos chaves para sua campanha ser bem sucedida e que podem ser fatais se negligenciados.

Descubra se sua empresa está preparada para alcançar o sucesso em suas campanhas de call center. Os pontos listados são: planejamento, criação do mailing liste acompanhamento.

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Planejamento

Uma escolha adequada de mailing interfere diretamente no sucesso da sua operação. Todo operador de call center sabe muito bem como é a reação de um cliente que não deseja ou não espera uma ligação de sua empresa. Este tipo de reação, quando multiplicada, pode desmotivar sua equipe inteira.

É importante usar listas opt-in (ou seja, clientes que já usam seus produtos/serviços ou se cadastraram em seu site e/ou redes sociais e aceitaram receber seus contatos), ou então de parceiros com listas opt-in que permitam o contato de empresas similares.

Além disso, é essencial atentar-se ao Blacklist do Procon. Empresas que fazem ligações para números inseridos na lista de bloqueio do Procon estão sujeitas a multas administrativas, calculadas de acordo com o artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor.

Criação do mailing

Você pode criar seu mailing de diversas formas: captando através de seu site, blog e redes sociais; reunindo informações de pessoas que utilizam ou já demonstraram interesse em seu produto/serviço; realizando promoções e concursos culturais; através de parceiros comerciais… As maneiras são múltiplas, cada qual com vantagens e custos específicos.

O mailing em si deve ser composto de nome, telefone, endereço, aniversário, CPF e qualquer outra informação necessária para aumentar seu conhecimento sobre o público-alvo que deseja atingir. A acuracidade dos dados aumenta a sua produtividade e o melhor uso das informações.

Um único mailing pode ser utilizado em várias ações de marketing, como e-mail, mala direta e telemarketing, entre outros. Essas informações devem estar de acordo com seu planejamento, o que elimina contatos aleatórios que não tem interesse em seu produto ou serviço, ou até mesmo os que já sabem reproduzir seu discurso. Isso só reforça o papel do opt-in e opt-out em sua base de contatos.

Acompanhamento

Supervisionar sua operação através de monitoramento ao vivo e análise de relatórios é essencial para mensurar adequadamente o retorno obtido com sua lista de contatos.

Toda e qualquer informação coletada durante o atendimento se converterá em dados que enriquecem ainda mais a sua base. Essa prática facilita a criação de ações para captação e/ou fidelização de clientes.

Contudo, sempre existirão clientes que irão solicitar o não recebimento de informações, promoções ou qualquer tipo de contato de sua empresa. Estes devem ser excluídos permanentemente de suas listas, respeitando a vontade do cliente e evitando problemas posteriores.

Outro passo importantíssimo é a higienização das suas listas, que consiste em remover números inexistentes e contatos que solicitaram a remoção, corrigir dados errados e prefixos incorretos. Essa limpeza evita o retrabalho e desperdício de tempo com ligações indesejadas.

Certifique-se que sua empresa esteja preparada observando essas etapas com atenção, abrindo caminho para o sucesso desejado!

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