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O mercado de redes imobiliárias é composto por empresas que contratam seus corretores pagando remunerações basicamente variáveis conforme desempenho.

Muitas vezes o funcionário é contratado via um contrato de prestação de serviços e por isso fica muito fácil para o corretor mudar de emprego (imobiliária) ou trabalhar com mais de uma empresa.

Diante disso, os corretores tendem a “escolher” para quem trabalhar. Esta escolha é feita baseada em muitos fatores, mas dois fatores se destacam: a qualidade da carteira de imóveis e os benefícios para o corretor poder desempenhar os serviços para que foi contratado.

Benefícios oferecidos no setor imobiliário para fidelizar corretores

O mercado de tecnologia é extremamente dinâmico. A cada dia que passa novos produtos são desenvolvidos e oferecidos solucionando uma série de desafios que as pessoas jamais pensavam ser possíveis.

Por exemplo, hoje muitas redes imobiliárias estão contratando ou desenvolvendo sistemas CRM (Customer Relationship Management) para auxiliar no processo de relacionamento com o cliente.

Estes softwares oferecem uma série de benefícios permitindo o melhor controle sobre o negócio como a gestão de leads, gestão de imóveis, gestão de parcerias, gestão de performance, suporte e treinamento etc.

Outras soluções são oferecidas para ajudar na comunicação do corretor com seus clientes, como por exemplo canais de voz, permitindo que a imobiliária forneça um canal de voz gratuito (ou subsidiado) para seu corretor facilitando suas vendas.

Esta pode ser uma ferramenta importantíssima para os corretores. Como grande parte de suas vendas são negociadas e fechadas via telefone, seus custos com telefonia acabam sendo muito altos.

Uma forma de fidelizar os corretores é arcar com o principal custo deles (telefonia) através de uma solução de comunicação em nuvem. Além de ter controle sobre a situação, relatórios para avaliar o uso, gravações para monitorar as vendas, o custo é muito mais baixo que a telefonia tradicional.

Como funciona o call center em nuvem para as imobiliárias e os corretores?

Há duas formas de se utilizar a comunicação em nuvem: integrando o canal de voz ao CRM ou utilizando a solução em nuvem.

Se a escolha for integrar o call center ao CRM da imobiliária, o corretor irá acessar o CRM normalmente e dentro dele terá uma seção para o canal de voz.

Nesta área o corretor poderá fazer dois tipos de ligação, ligações manuais, digitando o telefone desejado ou ligações predefinidas pelas imobiliárias, muitas vezes fornecidas diretamente por empresas que fazem geração de leads.

Caso a opção seja utilizar a nuvem o processo será o mesmo, entretanto a interface será apenas para o canal de voz e carga da base de leads.

Em ambos os casos o corretor pode utilizar o canal de voz de qualquer computador que tenha internet, sendo que os custos sejam pagos pela imobiliária.

O controle para adicionar e reduzir o número de agentes no canal de voz é simples e rápido, fazendo com que a imobiliária possa retirar do plano os corretores com pior performance e premiar os corretores com melhor performance.

Além disso, gerentes podem monitorar as ligações em tempo real ou ouvir gravações por amostragem para avaliar qualidade da venda. Este ponto é importantíssimo, afinal o benefício deverá se justificar pelo crescimento das vendas e redução de custos.

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