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Considerada a principal ferramenta para avaliar a satisfação do público, o Serviço de Atendimento ao Cliente é de suma importância para qualquer empresa.

Garantir um SAC mais eficiente depende de medidas que vão desde treinamentos constantes com os times de colaboradores até as tentativas exaustivas de diminuir o tempo entre um atendimento e outro.

O SAC é o cartão de visita de sua empresa, é o setor responsável por questões fundamentais relativas a várias questões, como fidelização e satisfação de seus clientes. Esse departamento avalia fatores fundamentais para o bom funcionamento de qualquer negócio, seja ele físico ou virtual.

Na verdade, ele funciona como uma ponte entre a empresa e os consumidores. Tudo que ocorre de negativo, principalmente, passa pelo SAC, sejam reclamações, trocas ou até solicitação de suporte para orientar o devido uso de determinado produto.

Sendo assim, para sua empresa ter uma boa produtividade e reputação perante seus clientes e ter um SAC que atende perfeitamente à demanda do seu público, é importante que você confira as nossas dicas a seguir!

1. Fique atento ao tempo do atendimento: cliente não gosta de esperar

Os atendimentos tendem a ser cada vez mais demorados e isso, acredite, afugenta o cliente. Quem é que gosta de ficar esperando por um bom tempo até ser respondido? São muitas informações, muito “blá blá blá” e ninguém aguenta mais perder tempo.

O nossos dias são cada vez mais corridos, mil coisas para se fazer e o tempo que se perde em uma ligação é altamente estressante e, muitas vezes, precioso para outros compromissos. Diante de enormes esperas, muitos clientes desistem e buscam por serviços mais dinâmicos e ágeis.

Por outro lado, o cliente gosta de ser bem atendido e exige atenção nas suas solicitações. Por isso, o atendente deve ter toda a paciência possível e tentar resolver os problemas com atenção, serenidade e agilidade, tentando resolvê-los da melhor forma.

O que deve ficar claro, porém, é que despender tempo com as dúvidas e questionamentos de um cliente não implica deixá-lo esperando, mas, sim, dedicar um tempo para dirimir e solucionar suas dúvidas, isso certamente é um boa estratégia para fidelização.

2 . Conquiste a confiança do cliente com gentileza e boa vontade

Não há nada que conquiste mais um cliente que a gentileza e a boa vontade, concorda? Chegar a um dado local para solicitar um serviço e ser bem atendido, certamente, conquista de cara o consumidor.

Algumas empresas não valorizam essa característica, mas esteja certo de que um bom atendimento fideliza cliente. Quantas vezes você já foi mal atendido e não retornou ao local por esse motivo?

Tenha em mente que o cliente quer ser bem recebido. Por isso, importar-se com ele chamará sua atenção. Apresente-se, pergunte seu nome, torne o momento o mais amigável possível, com toda a educação e cortesia que um atendente deve ter ao atender o público.

3. Instrua seus colaboradores a serem sinceros, o cliente valoriza a verdade

Jamais o colaborador deve demonstrar irritação com alguma situação. Isso é inconcebível e facilmente perceptível aos olhos do consumidor e, certamente, o desagradará.

Portanto, se o cliente tiver alguma dúvida que o funcionário seja incapaz de solucioná-lo naquele momento, ele não deve se intimidar por isso. O que deve ser feito é solicitar um tempo para que ela seja esclarecida o mais rápido possível. O cliente entenderá a situação e valorizará os serviços prestados pela sinceridade da conversa.

4. Esteja sempre com calma, principalmente diante de clientes estressados

O SAC se depara, muitas vezes, com clientes que já chegam extremamente estressados. Talvez, essa seja a pior situação encarada por uma equipe de atendimento. Mas o que fazer em uma situação dessas? Simples: manter a calma para tentar contornar a situação.

Nesse momento, se o call center é o local onde os consumidores tentam resolver uma série de problemas, é lá também que chegam muitas vezes estressados, concorda? Por isso, se munir de calma é a melhor dica. Nada como a gentileza para impedir que uma situação desagradável ganhe grandes proporções.

Adquirir um produto ou serviço e este apresentar problemas, não é uma questão fácil de solucionar. De fato, eles merecem toda a consideração e paciência ao serem atendidos.

5. Incentive o dinamismo e foque na satisfação do cliente

Atualmente, ninguém quer esperar, tudo é para ontem. A culpa disso é da internet, do Wi-Fi, dos smartphones, nos quais tudo é conquistado de forma rápida e qualquer demora já tira a pessoa do sério. Sendo assim, é de suma importância criar ações para evitar a demora na resolução dos problemas e, assim, oferecer uma melhor experiência ao consumidor.

Por isso, o atendente deve ser dinâmico e pronto para essa necessidade do cliente. O ideal é que ele esteja sempre focado, atencioso e se prontifique a atender as necessidades do consumidor e responder o mais rápido suas dúvidas.

6. Treine sua equipe

Treinar a equipe do SAC — Serviço de Atendimento ao Cliente — é fundamental para que todas as questões citadas acima se resolvam da melhor forma possível. Um time que passa por treinamentos contínuos aprende a lidar melhor com as situações mais adversas que se apresentam no decorrer da rotina de trabalho.

Como comentamos, o SAC é o cartão de visitas e, como tal, deve ser muito bem apresentado, ou seja, o consumidor deve ficar satisfeito com o atendimento no primeiro momento. É dessa forma que a empresa fideliza cada cliente atendido.

Um bom atendimento o fará voltar e, além disso, ajudará no principal que é o marketing boca a boca, isto é, quando o cliente fala bem da empresa para os seus contatos.

Gostou deste post sobre como ter um SAC mais eficiente? Então, siga as nossas dicas e aprimore esse setor muito importante de sua empresa.

Agora que você entende melhor sobre a importância do SAC — Serviço de Atendimento ao Cliente — de sua empresa, entre em contato com a gente e veja quais são as soluções que podemos propor ao seu negócio. Ficaremos muito felizes em poder ajudá-lo!

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