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Um dos principais objetivos das empresas é vender. Só que, para isso, não adianta só oferecer produtos ou serviços de excelência, é preciso fazer uma boa gestão de vendas. 

Cada passo deve ser muito bem pensado e executado — e isso com vários times da empresa, viu?

Os altos números de vendas são resultados de uma empresa como todo. Por isso, o melhor é sentar, pensar e definir, com calma, toda a gestão. 

Mas, afinal, por onde começar? Nós da Callix vamos te ajudar! As principais perguntas a serem desvendadas por aqui são: 

  • o que significa gestão de vendas?
  • como realmente fazer uma boa gestão de vendas (passo a passo)?
  • quais ferramentas tecnológicas ajudam nos processos? 

Não perca mais tempo, confira os detalhes e saia à frente da concorrência! 

Conheça as soluções da Callix, ideias para te ajudar na gestão de vendas! 

Alce voos muito mais altos com suas equipes! 

O que é gestão de vendas?

Gestão de vendas significa a criação de um planejamento que pode envolver: desde o aperfeiçoamentos de produtos e serviços a contatos de pós-vendas com os clientes. 

Ou seja, todo tipo de tarefa que for benéfica para as vendas, pode fazer parte dessa gestão. 

Ao longo deste conteúdo, você vai ver que, talvez, algumas atividades você já até faça com sua empresa. 

Continue por aqui! 

Qual a importância de uma boa gestão de vendas?

Bom, primeiramente, é preciso ter consciência de que o mercado é acirrado. 

Em absolutamente todos os segmentos, é sempre possível encontrar concorrentes. E, em algumas áreas, a disputa fica ainda mais acirrada.

Diante disso, fica a pergunta: como conseguir chamar a atenção do público-alvo? A resposta é justamente: saber fazer gestão de vendas. 

O planejamento vai levar você e sua equipe a um verdadeiro estudo sobre: público, tipos de produtos e serviços mais atraentes, formas de apresentação dessas vendas, melhor modo de comunicação, etc., etc. 

Aliás, muitas empresas fazem um estudo a respeito de seus próprios concorrentes. Afinal, sem conhecer “a grama do vizinho”, não tem como tornar a sua destacável, concorda?

Toda a análise, então, aumenta as chances de vendas da empresa. Muito além disso, um bom planejamento, ainda, ajuda na fidelização dos clientes. 

Sim, é preciso pensar nisso… Não basta vender só por vender. O ideal é oferecer um atendimento de excelência ao cliente e, assim, fidelizá-lo de vez!

Outra importância da gestão de vendas é que ela coloca todos, da empresa, na mesma página. 

Fica muito mais fácil, por exemplo, alinhar as tarefas do comercial, do marketing, da criação e de outras equipes.

gestão de vendas callix

Como fazer uma boa gestão de vendas? 7 dicas para te ajudar!

Agora que você já viu o que pé gestão de vendas e qual a importância disso, chegou a hora de entender como chegar às melhorias. 

Ou seja, o que aprender, usar e praticar, para fazer uma boa gestão de vendas. 

Confira sete dicas fundamentais: 

1. Avalie a situação atual da empresa

O pontapé inicial é avaliar qual é a situação atual da empresa. 

O que é possível fazer para impulsionar as vendas? O quanto é desejável vender ao longo de um mês, um semestre ou em um ano? 

Existem funcionários o suficiente para dar conta das demandas? Será preciso contratar novas pessoas? Investir em mais tecnologias? 

Enfim, trace um raio x sobre os negócios, só assim dá desenvolver as ações necessárias e chegar ao ponto desejado!

2. Realize um estudo de mercado e dos concorrentes

O estudo de mercado é uma forma de direcionar os negócios de forma mais assertiva e qualificada. Sem contar que ele ajuda a tomar decisões.

Mas, afinal, o que compõe o estudo de mercado? Dentre os fatores estão: 

  • comportamento de compra dos consumidores (como eles costumam tomar conhecimento dos produtos e serviços, por onde compram, o que mais têm como expectativas, etc.);
  • análise de concorrência (conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes);
  • estudo sobre as principais tendências do mercado (por exemplo, necessidade de mais praticidade, aquilo que o cliente deseja).

3. Elabore seu processo de vendas junto aos demais setores da empresa

Lembra que falamos que todos os times devem estar na mesma página? Então, coloque no papel, todas as áreas que são necessárias para melhorar as vendas. 

Por exemplo, você pode chegar à conclusão de que os produtos não atendem 100% das necessidades. 

Daí, é preciso acionar o time de criação e desenvolvimento, para fazer produtos mais atrativos. 

Ou, ainda, você pode ver que os produtos já são excelentes (conforme as necessidades dos clientes), mas as informações não alcançam o público. 

A solução, nesse caso, é reforçar as ações do time de marketing. 

Enfim, após o estudo, já dá para “desenhar” os processos, que vão desde a criação de um produto ou serviço até o pós-venda. 

Os gestores precisam acompanhar as etapas de perto, fora isso, é muito importante dar feedbacks constantes!

gestão de vendas como funciona

4. Treine os vendedores

Será que os seus vendedores realmente sabem atrair e prender a atenção dos clientes? A gestão de vendas também precisa pensar nisso!

Sobre o quadro de funcionários, o primeiro cuidado é contratar, preferencialmente, quem já tenha trabalhado com vendas. 

Para além disso, é crucial treinar todo o time. 

As instruções são voltadas a mostrar funcionamentos e vantagens de novos produtos, como abordar clientes, de qual forma analisar as necessidades dos consumidores e afins. 

Não poupe esforços na hora de compartilhar conhecimentos! Um plus aqui: avalie as pessoas individualmente, assim fica mais fácil notar dificuldades pontuais. 

5. Estabeleça metas desafiadoras

Ter um conjunto de metas funciona como uma bússola. É olhando para os anseios, que você percebe se a empresa está no caminho certo ou não. 

Por isso, sempre defina metas para o mês, trimestre, semestre, ano, enfim. Ah, melhor ainda se elas forem desafiadoras (não impossíveis). 

E, se viável, recompense o seu time, quando as metas forem atingidas. A bonificação é forma de reconhecer todo o trabalho bem feito. 

6. Faça reuniões de feedback

Bom, você já sabe que os gestores devem acompanhar os profissionais de perto. Fora as avaliações para grupos, é muito importante dar feedbacks individuais. 

Fale sobre pontos de atenção e, claro, sobre as vitórias conquistadas por cada colaborador. Não se esqueça de ser um bom ouvinte, também. 

Deixe que os colaboradores fiquem à vontade para apesentar queixas, sugestões, dúvidas, etc. 

7. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é um braço direito para qualquer área profissional. 

Sabe por quê? Bom, ela otimiza o tempo de trabalho, ajuda a aumentar a produtividade das equipes, melhora o atendimento ao cliente e ajuda na gestão de vendas como todo. 

Quer um exemplo sobre isso? Vamos supor que a sua empresa realize vendas por telefone, ok? 

Ao invés dos operadores precisarem ligar para cliente por cliente, dá para usar um discador automático. 

O sistema identifica para quais clientes é necessário ligar em determinado dia e horário. Só essa medida já otimiza bastante o trabalho da central telefônica. 

Vale ressaltar que existem várias outras funcionalidades para call center! 

gestão de vendas o que é

Dicas de ferramentas para melhorar a gestão de vendas

Além das tecnologias, especificamente para call center, podemos encontrar outras, que também ajudam na gestão de vendas. 

Confira algumas delas: 

Salesforce

Salesforce é uma ferramenta voltada para CRM (Customer Relationship Management, traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente). 

Na prática, essa ferramenta capta e reúne informações estratégicas dos clientes. Com isso, fica mais fácil fazer uma comunicação assertiva e gerar vendas.

Pipedrive

Pipedrive é mais uma ferramenta para fazer CRM. Só que ele apresenta uma grande diferença do Salesforce. 

Mesmo nos planos mais básicos do Pipedrive, é possível usar várias funcionalidades e benefícios, ao contrário do Salesforce. 

Agendor

Agendador também é uma ferramenta de CRM, só que, desenvolvida no Brasil. 

Um ponto-chave dela é a possibilidade de planos mais baratos, se comparados com os de outras ferramentas (como as próprias Salesforce e a Pipedrive). 

Conheça as soluções da Callix, ideias para te ajudar na gestão de vendas! 

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Conclusão 

Neste conteúdo, você pôde saber sobre gestão de vendas… Como fazer isso de uma forma eficiente. 

Vamos relembrar quais são as dicas? Abaixo estão os passos: 

  • análise da empresa;
  • estudo sobre o mercado e a concorrência;
  • estabelecimento de metas;
  • definição de processos;
  • treinamento de equipes;
  • realização de feedbacks com os colaboradores;
  • uso de tecnologias. 

Sobre esse último ponto, a Callix pode fazer a diferença no seu dia a dia! Nós temos soluções, por exemplo, para quem vende por telefone. 

Confira as ferramentas que tornam a tarefas mais rápidas, produtivas e eficientes! 

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