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Home » Atendimento » Call center ativo: o que é, vantagens e o que faz esse operador

Você já deve ter ouvido falar muito sobre call center ativo, suas necessidades e afins, correto? 

O assunto é recorrente, uma vez que as ligações ativas são cruciais, isso para muitos negócios. É que, por meio delas, é possível abordar e atender os clientes. 

Pensando nesse ponto, o Callix trouxe um guia, para quem deseja ter uma central de telefone mais eficiente e lucrativa. 

Veja só o que você vai encontra por aqui:

  • O que é call center ativo?
  • O que faz um operador de telemarketing ativo?
  • O que é melhor telemarketing ativo ou receptivo?
  • Como melhorar o atendimento ativo?
  • Quais as vantagens de automatizar os processos do call center?
  • Conheça alguns benefícios de ter um call center ativo na sua empresa;
  • Conclusão. 

Se você deseja serviços de call center ativo, fale conosco! 

Teremos a opção certa para ajudar a sua empresa a atender bem os seus clientes!

O que é call center ativo?

O call center ativo é todo tipo de ligação — feita por uma central telefônica — com o objetivo de oferecer produtos ou serviços. 

Além disso, também existem operações dessa forma, que focam em pedidos de doações, realização de cobranças, dentre outros casos. 

Resumindo, então, o call center ativo realiza ligações para outras pessoas

O que faz um operador de telemarketing ativo?

Dentro de uma empresa, por exemplo, de operadora de celular, existe a central telefônica. 

Nesse campo, ficam os operadores de telemarketing ativo. Esses colaboradores passam o dia ligando para os clientes, a fim de oferecer novos planos e serviços. 

E como já dissemos, as chamadas também podem ter o objetivo de fazer cobranças. 

Você, certamente, já recebeu uma ligação desse tipo, seja de: operadora de telefonia, TV a cabo, banco, seguradora, etc. 

O que é melhor telemarketing ativo ou receptivo?

Na verdade, não existe um exemplo melhor, para todos os casos sempre. Tudo depende das operações, necessidades e objetivos de cada empresa. 

Vamos usar mais um exemplo…

Suponha que você tenha uma empresa de seguros (de vida, automóvel e viagem), ok?  

Para oferecer e vender os seus serviços, é fundamental ligar para as pessoas. Ou seja, fazer o call center ativo. 

Só que, depois que o serviço já é vendido e usado, consequentemente, os clientes vão ligar para a empresa. Isso para solicitar orientações e apólice do seguro. 

A partir disso, então, você vai ter que fazer o call center receptivo, ou seja, atender e resolver as questões desses usuários. 

Agora, uma empresa que só faz cobrança, por exemplo, pode só aplicar o call center ativo. 

Entende como tudo é bem variável? O certo é sempre avaliar as necessidades dos seus negócios!

call center ativo o que é

Como melhorar o atendimento ativo?

Muito além de criar uma central de telefone, ou seja, de investir em pessoas e equipamentos, é imprescindível adotar outros cuidados. 

Veja só o que fazer para ter um atendimento ativo de excelência:

Treinamento constante de equipe 

Habilidades profissionais, de qualquer carreira, é algo que se aprimora com estudo e tempo. O que queremos dizer é que os seus funcionários não chegarão perfeitos da contratação. 

É preciso avaliar o comportamento deles, ao ligar para os clientes… O que dá para aprimorar disso? O que você deve falar para eles não fazerem? 

Tudo isso tem que ser avaliado! 

Depois, vale investir em diferentes tipos de melhoria, como: técnicas de persuasão, consultoria de um fonoaudiólogo, maior aprofundamento sobre os serviços e produtos da empresa, etc.

Enfim, o mais importante é avaliar o trabalho dos colaboradores e lapidar as ações deles! 

Mais estudo e consciência sobre o público-alvo 

Outra forma de melhorar o call center ativo é com estudo sobre o público. Será que você, e todas as pessoas da central de atendimento, de fato, conhecem bem os clientes? 

Sempre vale fazer uma investigação mesmo. Procure saber as principais “dores”, objetivos, gostos, possibilidade e impeditivos de compras, dos seus clientes. 

Quanto mais informações nas mãos, mais fácil acertar nas estratégias de vendas. 

Mas, afinal, como conhecer mais das pessoas? Bom, pelas próprias ligações telefônicas, ou seja, ligando e conversando com os clientes. 

Fora isso, também dá para mandar questionários, por e-mail, e usar softwares que geram dados automaticamente (a partir do call center ativo). 

Quais as vantagens de automatizar os processos do call center?

Investimento em tecnologias 

Há algumas décadas, fazer ou receber ligações — em centrais — era algo complexo. Não dava para automatizar nada nem ter várias chamadas de uma só vez. 

Graças à tecnologia, hoje em dia, tudo é completamente diferente. Você, tem à sua disposição, softwares que realizam o seguinte: 

  • gravação de chamadas;
  • geração de relatórios de dados dos clientes, a partir das ligações;
  • possibilidade de monitorar ligações, enquanto elas acontecem;
  • discagem automática;
  • função de rechamada (agendamento que o operador faz para que o sistema faça uma discagem para um cliente, em determinado dia e horário);
  • utilização de ramais internos;
  • possibilidade de trabalho híbrido ou, até mesmo, remoto. 

Um exemplo claro, de algo que faz tudo isso e muito mais, é o de telefonia na nuvem.

call center ativo como funciona

Quais as vantagens de automatizar os processos do call center?

Mas, será que vale a pena mesmo automatizar algumas demandas? Por exemplo, adotar um sistema para discagem automática? 

A resposta é: sim, sem dúvida alguma! Nós reunimos alguns fatores sobre isso. Veja quais são eles: 

Melhora no fluxo de informações

As informações, sobre os cliente, processos da empresa, objetivos de negócios, dentre outros, são fundamentais. 

Quando se automatiza os processos, dados como esses fluem melhor. A telefonia na nuvem, como dissemos, consegue captar dados dos clientes, durante as chamadas. 

Outra forma de ter informações, com melhor fluxo, é pelos ramais internos. Os funcionários podem se falar apenas utilizando os ramais. 

Redução de custos

Sim, automatizar o call center ativo também gera economia. Algumas formas de fazer isso é com a discagem e mensagem automática. 

Então, por exemplo, um sistema de computador liga para determinados clientes. Quando eles atendem, é colocada uma mensagem automática. 

Quando ela termina, daí entra, na linha, um operador de call center. As automatizações, primeiro, geram economia de tempo. Em seguida, vem a diminuição de custos. 

Além disso, vale lembrar os ramais internos, que diminuem os gastos com ligações telefônicas entre funcionários. 

Melhora na experiência do cliente

Os investimentos em call center ativo também são ótimos para os clientes, claro. As tecnologias melhoram a eficiência dos operadores. 

É possível trabalhar de forma mais prática e rápida. 

Com isso, os clientes também acabam ganhando. Por exemplo, eles não vão mais precisar esperar o atendente coletar dados, durante uma ligação. 

As informações sobre serviços ou produtos já estarão na tela do computador. Isso quando se usa um sistema de telefonia na nuvem, claro. 

Redução de erros

A automatização é um verdadeiro braço direito para os operadores de call center. Por exemplo, com o discador automático, é possível evitar ligações para clientes errados. 

Outro caso é o da geração de dados… Com o sistema de call center na nuvem, dá para coletar e guardar informações dos clientes. Tudo no armazenamento virtual. 

Ter esse banco de dados permite o uso de informações mais atualizadas. O operador não vai correr o risco de, basear o atendimento, em dados passados. 

Conheça alguns benefícios de ter um call center ativo na sua empresa

Nós falamos bastante sobre o call center ativo, ao longo deste conteúdo. Deu para mostrar o potencial desse tipo de ligação. 

Mas, só para resumir, confira quais são os principais benefícios envolvidos: 

  • aumento de vendas;
  • mais proximidade com os clientes;
  • maior divulgação da empresa;
  • comunicação mais clara, objetiva e eficiente;
  • destaque no mercado;
  • vantagem frente à concorrência;
  • dentre outros. 

Se você deseja serviços de call center ativo, fale conosco! 

Teremos a opção certa para ajudar a sua empresa a atender bem os seus clientes!

call center ativo vantagens

Conclusão

Então, convencido de que as ligações ativas são, de fato, a melhor solução para a sua empresa?

A implementação de um sistema na nuvem (100% eficiente e flexível) pode ser feita por meio do Callix. 

A tecnologia funciona em qualquer lugar (no escritório ou, ainda, na casa dos operadores — caso a empresa permita o home office). 

Além de tudo, o software proporciona total segurança de dados. Tudo isso por menos da metade do custo, se comparado a um sistema instalado em instância única.

Faça um investimento que realmente valha a pena! 

Com o sistema do Callix, os operadores podem trabalhar de forma mais prática e eficiente. Com isso, os clientes ganham, já que terão mais de suas demandas resolvidas. 

Logo, a sua empresa se destaca no mercado e sai à frente da concorrência. Ou seja, todos ganham com o call center ativo, por meio de um sistema na nuvem. 

Não perca mais tempo e entre em contato com o Callix agora!

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