fbpx

Provavelmente, você já conhece o termo SaaS (Software as a Service), que se refere a um modelo de software que é disponibilizado online por meio de um pagamento mensal. Esse tipo de modelo, geralmente, utiliza a arquitetura de software multi-tenant — uma grande tendência do mercado da tecnologia atual.

O software multi-tenant pode ser entendido de uma forma bem simples. Diferentemente do que acontecia antigamente, quando cada cliente que solicitasse o serviço de um software tinha que instalá-lo em seu computador, o multi-tenant não necessita dessa instalação individual.

O software tem uma única aplicação e vários “inquilinos” — ou tenants — podem utilizá-lo acessando seu endereço na web mediante um pagamento mensal.

No post de hoje, você vai entender melhor quais as vantagens de se utilizar arquitetura de software multi-tenant em sua empresa e como isso pode ajudá-lo a crescer de forma ilimitada e sem preocupações. Vamos lá!

1. Facilidade de implementar atualizações no software

Uma das grandes vantagens de se utilizar a arquitetura de software multi-tenant é a possibilidade de atualizar a plataforma do software para todos os clientes de uma só vez. Se, antigamente, as atualizações deveriam ser instaladas em cada computador de cada cliente no qual o software foi instalado, hoje é possível realizar isso para todos os usuários ao mesmo tempo.

Tal facilidade promove grandes diferenciais competitivos, pois os clientes vão preferir contratar os serviços de um software que terá atualizações frequentes de forma automática, ou seja, ele sempre estará a par das novidades do mercado e funcionando com ótimo desempenho.

Imagine, também, o quão rápido e prático é realizar mudanças ou corrigir erros do software quando ele é multi-tenant: basta atualizar o sistema central que as plataformas de todos os usuários também estarão atualizadas.

2. Manutenção da agilidade do software

Outra grande vantagem de se investir na arquitetura de software multi-tenant é a possibilidade de manter a agilidade e a boa performance do software para os usuários. Isso acontece, pois, como as atualizações são frequentes e automáticas, o software sempre estará otimizado para as novas tecnologias.

Além disso, o usuário pode acessar esse modelo de software de qualquer dispositivo com internet, isto é, tablets, celulares, notebooks e computadores. Assim, o seu uso se torna muito mais prático, ágil e fácil para aqueles clientes que transitam entre vários lugares durante o dia.

3. Adesão de novos clientes de forma automática na arquitetura de software multi-tenant

Ao aderir à arquitetura de software multi-tenant, a empresa pode desenvolver um processo de adesão de clientes totalmente automático, ou seja, o usuário se cadastra, realiza o pagamento e já recebe um e-mail automático com seus dados de acesso.

Na própria plataforma, haverá um tutorial de introdução ao uso do software, e, sem que seja necessário nenhum técnico de instalação, em pouco tempo, o usuário já estará utilizando o sistema de forma prática e intuitiva.

Essa é uma ótima forma de integrar a sua estratégia de marketing, que também pode ser automatizada, com o processo de adesão do cliente. Ou seja, toda a jornada do cliente é completada de forma automatizada, sem que sejam necessárias grandes intervenções!

Desse modo, torna-se possível escalar o seu modelo de negócio, já que não há necessidade da presença de um técnico em cada ambiente do cliente para instalar o software, tornando tudo mais simples, barato e exponencial.

4. Permite grande número de locatários

Esta é a vantagem que mais brilha aos olhos das empresas: a arquitetura de software multi-tenant permite um grande número de locatários, ou seja, usuários na plataforma oferecida como serviço.

Assim, como já foi dito, torna-se possível escalar o modelo de negócio de forma exponencial, sem grandes dificuldades e sem exigir maiores investimentos no processo. Isso é possível, pois uma só aplicação atende a centenas e até milhares de usuários.

Apesar disso, o acesso de cada um é individualizado e ninguém consegue ver os dados dos outros usuários. Por essa razão, é a melhor opção para quem deseja escalar seu projeto.

5. Redução de custos a longo prazo

Por fim, não podemos deixar de mencionar que todas as vantagens elencadas acima nos levam a um benefício muito importante e significativo para qualquer empresa: a redução de custos a longo prazo.

A arquitetura de software multi-tenant auxilia na redução de custos de várias formas. Uma delas é pela possibilidade de o cliente aderir à plataforma de forma automática, ou seja, sem a necessidade de um técnico para ir até seu ambiente e instalar o software em seu computador.

Assim, há uma grande economia com o número de funcionários necessários durante todo o processo de atração, adesão e relacionamento com o cliente. O número de chamados para suporte também diminui, e a utilização torna-se bem mais prática.

A possibilidade de realizar atualizações em todos os acessos dos usuários de uma só vez também ajuda a reduzir os custos, pois, assim, da mesma forma, não há necessidade da ida de um técnico até o software instalado de cada usuário.

Por fim, quando o negócio tem ilimitadas possibilidades de expansão, todos os custos envolvidos tornam-se menores em escala. Dessa maneira, quanto mais clientes você tem, mais investimento você poderá fazer em marketing, divulgação e relacionamento com os usuários.

O que achou da arquitetura de software multi-tenant? Em breve, a maior parte dos softwares vai utilizar esse tipo de modelo, considerando que a tendência é a utilização online das plataformas, o que não sobrecarrega os computadores e traz mobilidade e praticidade para o cliente.

Além disso, ao utilizar a arquitetura de software multi-tenant, todos os dados de seus clientes estarão armazenados na nuvem, isto é, a salvo independentemente do computador no qual a plataforma é acessada pelo usuário. Assim, não há risco de perder informações importantes quando o computador do usuário é danificado — o que garante mais segurança e credibilidade.

Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto e deseja conhecer a Callix, entre em contato conosco para encontrarmos a solução ideal para expandir o seu negócio e impulsionar o número de vendas! Estaremos esperando o seu contato para respondermos a todas as suas dúvidas. Até o próximo post!

Escreva um comentário